Translate

As 14 perguntas - 1

1 - Quando e onde começou o projeto?


O metodismo teve seu início com a preocupação social e isso tem sido uma marca no caminhar da igreja. Até bem pouco tempo as condições sociais no Brasil, não era das melhores, com crianças abandonadas à própria sorte no horário em que não estavam na escola. Abusos de todas as espécies aconteciam e a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente incomodou pessoas ligadas ao trabalho com crianças, também na igreja metodista. 

Ao se perceber que as edificações das igrejas metodistas (templos e salas de Escola Dominical), em sua maioria, eram utilizadas, normalmente, uma ou duas vezes por semana para cultos e/ou reuniões, e no domingo, pela manhã e à noite, pensou-se que poderiam servir a uma ação socioeducativa missionária nos outros dias da semana. 

Por outro lado, várias igrejas já faziam algum tipo de trabalho com as crianças, mas não havia uma unidade nessa ação. Cada uma fazia do jeito que achava melhor.

A primeira ideia de sistematização surgiu em 1998, em um encontro das coordenadoras regionais do Trabalho com Crianças, ocorrida em Piracicaba - SP. 

A ideia foi ganhando corpo e no ano de 2000 oficializou-se a ação do Projeto em acordo com os Ministérios de Ação Social e do Departamento Nacional do Trabalho com Crianças, apoiados pelos Ministérios de Administração e Missões e Evangelização. O primeiro projeto organizado foi o do Bairro Petrovale, em Betim, a pedido da irmã Miriam.


Observação 

Esta resposta foi elaborada em função do que foi dito dentro do encontro. Quem souber mais informações, especialmente os nomes dessas pessoas, por favor me enviem para incluir aqui. onicemari@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário